terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Andrógenos

O principal andrógeno é a testosterona, que é produzido pelas células intersticiais do testículo, principalmente, e pelo córtex da suprarrenal- regulado pelo ACTH. Essas células liberam androstenediona e desdroepiandrosterona e são metabolizados em testosterona no fígado.
A testosterona tem efeitos diversos dependendo do grau de maturidade sexual do organismo.
Em garotos na puberdade:
-rápido desenvolvimento de caracteres sexuais secundários
-maturação dos órgãos reprodutores
- aumenta a força muscular
- altura aumenta gradualmente
- efeitos anabólicos: retenção de água e sal
- pele engrossa e pode escurecer
- ativa as glândulas sebáceas (acne)
- pêlos na região pubiana e axilar
- corda vocal hipertrofia
- aumenta bem-estar
- pode aumentar a libido
- maior vigor físico


Já em garotos em fase pré-púbere, não há alcance de altura total que se poderia atingir, uma vez que há fechamento prematuro das epífises dos ossos longos.
Em mulheres, em doses altas, há “masculinização”. Se bem dosado, não obstante, pode restaurar as concentrações normais de testosterona plasmática e melhorar a disfunção sexual comum após a ovariosectomia.

O mecanismo de ação da testosterona é feito por meio do metabólito ativo diidrotestosterona que é convertido localmente pela enzima 5-α-redutase. Causa virilização do trato genital masculino e regula a produção de LH/ICSH pelas células da hipófise anterior. Os receptores tanto da testosterona, como também da diidrotestosterona são intracelulares.



Quando aplicada testosterona exógena, há uma série de efeitos adversos. A baixa produção de gonadotrofina pelo feedback negativo que a presença da testosterona irá causar, pode levar a infertilidade. Além disso, prejudica o crescimento em crianças, além de aumentar a incidência de carcinoma do fígado. Um outro fato é o aumento de acne e a masculinazação de meninas.

Alguns andrógenos podem ser modificados sinteticamente para obter novos compostos com funções anabólicas diversas. A nandrolona e o estanolozol são dois desses compostos que por aumentarem a síntese protéica , os atletas costumam utilizá-los. Eles causam icterícia colestática, tumores hepáticos e aumentam o risco de doença cardíaca coronária. São largamente utilizados em terapias de anemias aplásticas.

Fonte:Farmacologia, Rang and Dale

Por: Manuela Chianca

Nenhum comentário:

Postar um comentário