quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O Bócio. (Glândula tireóide)

"Em Goiás, toda família tem um bobo e um papudo."
É, tirando a parte do "bobo", esse ditado preconceituoso já fez algum sentido, no passado.

Antes que comecem a atirar pedras, deixe-me explicar: A frase surgiu por causa do "bócio", um fenômeno anormal, também endêmico, que é basicamente um inchaço exagerado na glândula tireóide. O bócio pode ser causado pela falta de iodo na alimentação, um mineral essencial na produção dos hormônios T3(tri-iodotironina) e T4 (tiroxina). A tireoide retira o iodo dos alimentos e utiliza-o na síntese de seus hormônios. O iodo está na composição química dos mesmos, e se encaixa na cadeia aromática dos compostos. O número de cada hormônio revela o número de átomos de iodo presentes na sua respectiva cadeia carbônica.

O problema é que esse mineral só pode ser encontrado naturalmente nos peixes e nos frutos do mar. Em regiões não-litorâneas (Goiás, por exemplo), o consumo de frutos do mar é consideravelmente baixo, o que acarreta em uma baixa de iodo no organismo. Num mecanismo "desesperado" de maior obtenção de iodo dos alimentos, a tireoide cresce, aumentando a superfície de contato com o alimento e, consequentemente, a eficácia na absorção de iodo. Daí o surgimento do "bócio endêmico", por haver mais casos em regiões específicas(não-litorâneas).

Porém, isso é coisa do passado. Esse problema foi quase completamente sanado graças a uma lei que estipulou uma quantidade mínima de iodo que deve ser adicionada a todo sal de cozinha vendido. Hoje, o número de casos de bócio endêmico no Brasil encontra-se no nível "aceitável", de acordo com a OMS.

IMPORTANTE: A ingestão de peixes e frutos do mar ainda continua importantíssima, porque esses alimentos contêm vários outros nutrientes importantíssimos para a nutrição humana, como o Ômega 3.

Fatos sobre o Bócio

- Pode ser tóxico (com hiperfunção glandular tireóidea) ou atóxico (sem hiperfunção da tireóide)
- Pode ter outras causas, além da disfunção alimentar (é chamado esporádico)
- Pode ser classificado como uninodular, multinodular ou difuso (observe os casos na primeira foto)
- Pode acontecer em conjunto com hipotireoidismo, com hipertireoidismo ou com a tireóide normofuncionante.


Referências:
www.projetodiretrizes.org.br/4_volume/03-Bocioat.pdf
Fotos:

http://biobio-obesidade.blogspot.com/ (indico esse blog ;] )
http://www.clinicaq.com.br/site/index.php?Itemid=29&id=92&option=com_content&task=view

Postagem: Matheus Naves Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário