sábado, 29 de janeiro de 2011

As estruturas protéicas relacionadas aos mineralocorticóides

            Três estruturas protéicas estão intimamente relacionadas a ação dos mineralocorticóides: o receptor de mineralocorticóides, o Canal de sódio sensível a amilorida (ENaC) e a Na/K ATPase. O primeiro desencadeia os processos que culminarão no aumento da reabsorção de sódio e da eliminação de potássio e os outros dois são os complexos protéicos que são sintetizados por estímulo da aldosterona no interior das células, ou seja, em última análise são estes dois que seqüestram sódio e eliminam potássio.
O receptor de mineralocorticóides (MR):
O MR pertence à superfamília dos receptores nucleares, da qual fazem parte os outros receptores de hormônios esteróides (glicocorticóides, progesterona, estrogênio e androgênios), o receptor dos hormônios tireoidianos, o receptor do ácido retinóico, o receptor da vitamina D e os chamados receptores nucleares órfãos, cujos ligantes ainda não foram identificados. O MR atua como fator de transcrição dependente da ligação ao hormônio aldosterona, exercendo seus efeitos através da indução ou repressão de genes-alvo específicos (1). Mutações no gene do MR levam à codificação de receptores com ação diminuída ou proteínas anômalas que podem causar uma doença rara (por isso não mereceu um post só para ela) chamada Pseudo-hipoaldosteronismo. Pessoas com esta doença têm os efeitos da aldosterona bloqueados, não por falta de produção deste hormônio, mas por defeitos na síntese do MR e/ou do ENaC.

·        O ENaC (Canal de sódio sensível a amilorida):
O ENaC está localizado na membrana apical de células epiteliais polarizadas, onde faz a mediação do transporte transepitelial de sódio. Nos rins, o ENaC é encontrado no néfron distal, onde a reabsorção de sódio é controlada pela aldosterona. Sob condições fisiológicas, a reabsorção de sódio no néfron distal representa somente 5% do total filtrado; entretanto, esta reabsorção pode aumentar consideravelmente em resposta à secreção de aldosterona ou de vasopressina. Esse controle hormonal é essencial para o ajuste "fino" da reabsorção salina no néfron distal e para a manutenção do balanço hidro-salino.  Mutações inativadoras em homozigose nos genes codificadores das subunidades do ENaC levam à falência na reabsorção de sódio com conseqüente perda de sal em diversos órgãos-alvo(1).

·        A Na/K ATPase:
A maioria das células animais possuem mais potássio e menos sódio no seu interior se comparadas ao meio extracelular. Este gradiente de concentração é mantido por transporte ativo através da membrana plasmática envolvendo a enzima Na/K ATPase, que acopla a quebra do ATP à movimentação simultânea do Na e do K⁺, contra seus gradientes de concentração. A Na/K ATPase é uma proteína integral de membrana com duas unidades que atravessam a membrana. Você pode estar achando incoerente a células terem menos sódio no seu interior, já que a aldosterona promove a reabsorção de sódio, mas ela reabsorve sódio para o meio extracelular e não para o interior das células. Animações que ilustram o mecanismo de funcionamento da Na/K ATPase podem ser vistas em: http://www.brookscole.com/chemistry_d/templates/student_resources/shared_resources/animations/ion_pump/ionpump.html

Referências Bibliográficas:
·        Rosa,F.L.F. & Antonini,S.R.R.;  Resistência aos mineralocorticóides: pseudo-hipoaldosteronismo tipo 1.
As partes com a marcação (1) foram extraídas do artigo acima com pequenas adaptações.
·        Lehninger,L.A; Nelson,D.L. & Cox,M.M. Principios de Bioquimica. 2ªed. Sarvier.
    Postado por: Danilo Aquino Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário