quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

(2)Doença relacionada a mineralocorticóides.

Mineralocorticóides: Síndrome de Conn
       Jerome Conn, em 1955, relatou os sintomas de uma mulher de 34 anos que apresentava hipertensão acompanhada de hipocalemia(deficiência de potássio). Descobria-se mais uma das diversas causas da hipertensão. Hoje estima-se que 10% dos casos de hipertensão são causados por hiperaldosteronismo primário(Síndrome de Conn).
      Avanços nas áreas de Bioquímica, Genética, Biologia Molecular e Diagnóstico por imagem (Tomografia computatorizada) revelam que as principais causas da Síndrome de Conn são hiperplasias adrenais e adenomas secretores de aldosterona. Outras causas bem menos frequentes como a genética têm sido analisadas, mas estima-se que estas estejam relacionadas a menos de 3% das ocorrências da doença.     

Tumor da Adrenal.
       
Os tumores adrenais passam a secretar altas quantidades de aldosterona. As concentrações elevadas deste mineralocorticóide provocam os sintomas da doença como aumento do volume de líquido extracelular, devido à maior reabsorção de sódio nos túbulos renais, aumento da pressão arterial, hipocalemia, (que provoca fraqueza muscular, cefaléia e câimbras) e leve alcalose no líquido extracelular, já que a aldosterona aumenta a secreção tubular de íons H.
        Quando há suspeita de hiperaldosteronismo, o médico pode solicitar os exames de dosagem sérica de sódio e pótassio, concentração de aldosterona e a atividade plasmática de renina. Quando a concentração de aldosterona está elevada deve-se investigar a existência de adenomas ou hiperplasias adrenais através de exames de Tomografia computadorizada (TC) ou Ressonância Magnética (RM).
         O tratamento da Síndrome de Conn pode ser medicamentoso e/ou cirúrgico. A espironolactona é administrada para bloquear os efeitos das altas concentrações de aldosterona e para observar se estas concentrações voltam ao normal, caso contrário deve-se fazer uma cirurgia explorada. Quando o tumor é encontrado, este comumente é removido e em 70% dos casos a doença é curada com este procedimento.

Referências Bibliográficas: 

educacao.cardiol.br/pec/hipertensao/fasciculos
www.medicinageriatrica.com.br/tag/mineralocorticoides
http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_13/cap_146.html


Próximo post (3): Doenças relacionadas a hormônios da tireóide.

Postado por: Danilo Aquino Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário