quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Síntese e regulação da aldosterona

          A aldosterona é um hormônio sintetizado a partir do colesterol, assim como a maioria dos hormônios da supra-renal. A síntese da aldosterona segue uma via que até certo ponto é comum às vias de síntese de glicocorticóides e de hormônios sexuais e por isso, fármacos que possam ser utilizados na supressão da síntese de glicocorticóide, por exemplo, podem também suprimir a síntese de mineralocorticoides. Mas trataremos deste aspecto farmacológico no próximo post.
         A figura abaixo mostra as vias de biossíntese destes hormônios:

            A regulação da síntese de aldosterona ocorre com pouca dependência de outros hormônios e está mais relacionada às concentrações dos eletrólitos dos líquidos extracelulares. Podemos apontar na ordem de importância os seguintes fatores de regulação da síntese de aldosterona:
1.      Concentração de potássio no líquido extracelular (quanto mais potássio; maior a liberação de aldosterona)
2.      Sistema renina-angiotensina (quanto maior a concentração de angiotensina II; maior a liberação de aldosterona) -
3.      Concentração de sódio no líquido extracelular (pouca influência, haja visto que as concentrações de sódio variam pouco devido a alta afinidade da água por este eletrólito)
4.      Presença de ACTH secretado pela hipófise (causa pouco efeito na regulação da aldosterona, observando-se um leve aumento de sua secreção).

         Correlações clínicas relacionadas aos reguladores da aldosterona podem ser encontradas no post sobre Síndrome de Conn.

Referências Bibliográficas:
·         Guyton & Hall. Tratado de Fisiologia Médica.
·         Rang, H.P. & Dale,M.M.  Farmacologia. 6 ed. Churchill Livingstone.
·         Ana Maria da Silva Curado Lins, Msc.  Adrenais. PUC-GO.

Postado por: Danilo Aquino Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário