
O cortisol é estimulado pelo ACTH(hormônio adrenocorticotrópico). O ACTH atua na síntese de cortisol aumentando a conversão de colesterol à pregnenolona, etapa que ocorre na mitocôndria. Essa etapa é intermediária na biossíntese de cortisol que ocorre basicamente mudando a cadeia lateral do colesterol. Esse processo de quebra da cadeia lateral é bastante comum na síntese de hormônios esteroides, mantendo o ciclo policíclico quase intacto. O ACTH atua nessa conversão elevando a concentração do conjunto enzimático SCC(clivagem da cadeia lateral), aumentando, consequentemente, a produção e secreção de cortisol.
Porém, a regulação não é somente essa. O hormônio ACTH também é controlado por outro hormônio e por uma série de fatores. O ACTH é produzido pela adeno-hipófise e sua liberação é controlada, como quase todos hormônios hipofisários, pelo hipotálamo através do CRH. Entretanto esse controle também é feito em parte pela melatonina, produzida pela glândula pineal, que é responsável pela percepção da claridade e consequentemente pelo ciclo circadiano. A relação ente o ciclo circadiano e o cortisol é evidente se observarmos que há maior concentração de cortisol nas horas seguintes em que há mais melatonina na corrente sanguínea.
A alta concentração de algum desses fatores estimula a secreção do cortisol, só que se a quantidade de cortisol for além daquela necessária, entra em ação o mecanismo de feedback. O excesso de cortisol inibe a liberação de ACTH, diminuindo a quantidade de liberador hipotalâmico circulante, inibindo a produção do cortisol. Desse modo o organismo trabalha de forma bastante eficiente, impedindo a quantidade desnecessária de cortisol e de todos os hormônios regulatórios. Esse meio intrincado de regulação foi selecionado ao longo da evolução e proporcionou aos seres humanos a economia de recursos que ajudou na perpetuação das espécies que apresentavam essa característica.
É importante ressaltar também que o defeito em algum desses mecanismos regulatórios acarreta no desenvolvimento de alguma doença. Um exemplo de defeito é um tumor na hipófise que pode alterar a quantidade de ACTH liberado, aumentando por consequência o nível de cortisol, gerando os sintomas da síndroma de Cushing(já mencionada neste blog).
Referências: Guyton & Hall - Tratado de Fisiologia Médica
Postado por: Lucas Menez de Oliveira
O blog está de parabéns bem detalhado resumido na medida, com referencias e tudo mais Ótimo...
ResponderExcluirFlávio Agazzi
Muito obrigado, Flávio! Agradeço os elogios, ficamos gratos pelo reconhecimento do nosso esforço e felizes em saber que estamos fazendo um bom trabalho.
ResponderExcluirPelo que entendi, tanto a falta quanto o excesso de cortisol são prejudiciais.
ResponderExcluirMeu médico prescreveu pregnenolona bioidêntica. Pesquisando, descobri que ela é precursora do cortisol. Pergunta: isso vai elevar o cortisol? é possível controlar a conversão de pregnenolona em cortisol?
Eduardo
Eduardo, se o seu cortisol estiver muito baixo (menor que 10-15 nmol/l ao acordar) você também terá muita dificuldade de acordar e permanecer com energia durante o dia. Meça o seu cortisol na saliva ao acordar, no meio da tarde e a noite (por volta das 23h) e veja como está o ciclo do seu cortisol durante o dia.
ResponderExcluir